terça-feira, 30 de abril de 2013

UMA FASE DA DESIGUALDADE


O trabalho infantil infelizmente é uma realidade no Brasil há muitos anos. Uma face triste do país, mas que pode ser vista como uma esperança para a mudança da estrutura social.
O Brasil possui uma grande desigualdade social e econômica principalmente na região Nordeste onde todas as estatísticas negativas se acentuam. Devido essa desigualdade onde muitas famílias não possuem casa, alimentação, saúde ou dignidade; aparecem as alternativas para tentar driblar a fome, a miséria e a vergonha; uma dessas formas e o trabalho de todos os membros da família incluindo as crianças e adolescentes.
Esses pais que colocam seus filhos para trabalhar na maioria, apenas desejam o melhor para eles, acreditam estar retirando-os de caminhos mais sombrios como o crime, a violência e a morte. Mas também estão colocando-os em trabalhos duros para adultos e ainda mais para crianças, como em pedreiras, minas, lavouras.
O trabalho infantil atrapalha o desenvolvimento biológico, intelectual e social do individuo. Pois consome muita energia no trabalho e geralmente se alimenta mal, não freqüenta escola e não interage com outros níveis sociais.
Agora se eles não trabalhassem o que aconteceria? Seus pais recorrem a isso por não possuírem condições financeiras para manter a família. Provavelmente não iriam sobreviver, ou, teriam maiores problemas de saúde e conseqüentemente não iriam absorver conhecimento caso freqüentassem a escola.
Agora, qual a solução? Mudar a estrutura social que provoca todas as estatísticas, ou, procurar tapar o sol com uma peneira, a peneira das ajudas sociais, dos programas bolsa família e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário