sexta-feira, 7 de março de 2014

PODER DE UMA RECEITA

Os últimos dias foram muito nostálgicos, e sem dúvida nostalgia combina perfeitamente com cozinha. Minha família como muitas outras é peculiar e confusa, em razão disto não temos muitos costumes ou tradições, contudo minhas melhores lembranças estão ligadas a cozinha, sempre foi um lugar que despertava a harmonia em meio ao caos. 
Bolinho de Chuva da Família
Uma das poucas tradições da família é o "Bolinho de Chuva", recordo-me que quando pequena minha avó fazia nos dias mais chuvosos e escuros, e comíamos com café preto. Quando minha avó faleceu perdemos a receita por alguns anos, mas finalmente conseguimos encontra-la, e voltamos a ter nossa pequena tradição. 

Realmente considero uma tradição, algo peculiar em nossa família já que a receita não é tradicional, nossos bolinhos levam farinha de milho e possuem uma consistência diferente (engraçado como quando crianças imaginamos nossa casa como o centro do mundo, levei anos para entender porque o "Bolinho de Chuva" dos outros era diferente).


Sempre que faço a receita lembro de muitas histórias hoje foram três em especial. 
Primeira: quando a Ivani, uma amiga da minha mãe, que tornou-se uma tia postiça, experimentou pela primeira vez: Lembro-me que como a maioria das pessoas não levou muita fé, quando fui para a cozinha (amo cozinhar, mas sempre desconfiam), desconfiou, ainda mais, quando viu os ingredientes e a consistência, rendendo-se ao prová-los. Engraçado que se me contassem quando tinha cinco, seis anos que sentiria falta da Ivani, definitivamente não acreditaria, mas a verdade é que sinto...C'est la vie.
Segunda: há dois anos fazia estágio na Vara do Trabalho, um lugar mágico, não sabia na época, mas foi o lugar que mais me cativou, um belo dia após uma chuva forte ficamos sem energia, eis que o Juiz fala "que vontade de comer bolinho de chuva", não sei bem como, mas acabei fazendo os bolinhos, e modificando a receita para sempre, já que lembrava dos ingredientes, mas não das proporções, e ainda sempre fizemos em formato de rosca, mas o mesmo Juiz, sugeriu fazer bolinhas, e desde então só faço bolinhas e sempre me lembro desse dia. Incrível como algumas pessoas são tão marcantes, deixam uma impressão tão duradoura, transformam um pouco de você.
Terceira: uma das últimas conversas, se podemos chamar a troca de mensagens de conversa, com uma pessoa muito amada, um dos três amores da minha vida até agora. Uma conversa cheia de sarcasmos, pois estava magoada, que pode ter sido decisiva para nosso afastamento, ou talvez esse afastamento fosse inevitável. Algumas vezes quando faço algo na cozinha lembro-me desta pessoa, que sempre foi um cético quanto aos meus dotes culinários, e que faz uma grande falta, especialmente em grandes momentos, por alguns anos foi meu guia, psicólogo, confidente, minha pequena bússola moral.
Esse é um ponto que sempre vou amar na cozinha, o "Poder das Receitas", que transporta o cozinheiro, e também quem prova ao passado, resgatar suas lembranças e emoções, transformar um pequeno momento que seja, em algo extraordinário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário