terça-feira, 22 de março de 2011

DIFICULDADES EM AMAR E SER AMADO

Interessante como sempre desejamos um desafio, sempre nos apaixonamos pela pessoa menos provável, exatamente aquela que simplismente não esta interesada em você e despresamos aquelas que verdadeiramente nos amam, que assim como nós estão buscando o inalcançável.
Sempre achei estranha essa necessidade humana de perseguir, de caçar mas ao mesmo tempo manter o desejo de ser perseguido, ser caçado. Porque desejamos ser presa e predador?
Como é possivel equilibrar essas duas necessidades, para que um relacionamento tenha futuro? Alguém realmente descobriu essa formula? Ou com a idade nos conformamos e desistimos de possuir tudo, e assim nos acomodamos com uma das opções? Tornar-se um eterno caçador e nunca possuir a plenitude de saber que é amado de volta, ou deixar-se vencer, sabendo que talvez nunca seja capaz de amar completamente?

Consideramos as pessoas que nos amam, que demonstram esse amor sem medo ou restrições, muitas vezes fracas, e vulneraveis, despresamos essas pessoas por julga-las sem perceber que estamos julgando a nos mesmos, temos as mesmas atitudes, a mesma entrega quando estamos apaixonados, somos considerados por quem amamos da mesma forma, fracos, vulneraveis, insuficiêntes. Mas se não encontramos esses sinais de entrega, de ausência de medo em quem amamos, nos sentimos rejeitados, infelizes, insuficiêntes, indignos de amor, como podemos ser tão crueis e causar essa mesma dor em outras pessoas?

Nunca gostei de me sentir vulneravel, de me expor a algo que não possa controlar, desta forma enterro meus sentimentos tão fundo que em um determinado momento nem mesmo eu consigo alcança-los, afasto todos que poderão me ferir, me magoar antes que isso aconteça, me imponho a magoa e acabo magoando apenas para possuir um controle, uma falsa noção de invulnerabilidade. Ou seja, afasto a capacidade de amar, e não sendo capaz de amar me torno indigna de ser amada, como acreditar que alguém é capaz de fazer algo que você é incapaz, como reconhecer que o outro é melhor que você?

Sempre me falam que agimos assim até encontrar a pessoa certa, encontrar o verdadeiro amor, aquele que vai nos tornar destemidos, e capazes de demonstrar nosso amor, de ser rejeitado e continuar tentando, não acreditava nisso, mas aconteceu comigo, não consigo perceber quando, ou como, mas me apaixonei. No começo assim como das outras vezes tentei enterrar meus sentimentos, e fui bem sucedida, mas tornou-se impossivel manter enterrado algo que possui vida própria, e aos poucos fui me expondo, mas de forma tão tola, que era impossivel perceber, mas aos poucos aconteceram mudanças, mudanças tão sutis, mas que transpareciam minha vulnerabilidade, então fiquei com medo e tentei recuperar o controle, afastando-me mas em alguns meses, com um telefonema, todo meu controle, minha fortaleza foi destruida. Mas isso me fez perceber que fui extremamente rude, insensivel ao ignorar pessoas que me olhavam com os mesmos olhos marejados de amor, que hoje possuo. Agora percebo que a frase do filme Eu, meu irmão e nossa namorada : "Amar não é um sentimento, é uma habilidade" esta correta. Habilidades exigem treino, e permitem eventuais fracassos. Então: "Amemos enquanto possivel, e esqueçamos quando necessário", rezando para perceber o momento certo para tanto.

Um comentário:

  1. Descreveu o que estou sentindo neste exato momento. Perfeito o texto. Muito gostoso de ler e se identificar. Amei! ^^

    Beijão, Gabilis!
    Amo você.

    ResponderExcluir