sexta-feira, 12 de novembro de 2010

DISCURSO PARA NOVAS GERAÇÕES

Ganhei novos vizinhos, que possuem filhos, pequenas criaturinhas de Deus programadas para incomodar o próximo, o distante, o ausênte e o presente.
Enfim adoram brincar de bola, mas não para jogar futebol, montar times, ou fazer como faziamos paredão, três toques e milhões de brincadeiras... Não essas criaturinhas querem brincar de jogar a bola no telhado e ver ela desses enquanto berram o mais alto que puderem durante toda a descida. Maravilha não?
Minha mãe odeia bola com todas as suas forças, então além do incomoda da gritaria ainda tem as reclamações da minha mãe, claro que não bastando isso a bola tem que cair sempre no quintal de quem? Claro, no meu, ou seja, me transformo em gandula do jogo deles. Ninguém merece.

Resolvi tomar uma atitude que alimenta e solucionar o problema, minha mãe não deixou, isso mês passado, esse mês as coisas pioraram. minha mãe resolveu não devolver a bola, o escandalo das crianças na porta de casa foi um absurdo, então preparei um discurso simples assim:

Se sua mãe dá ou não educação pra você eu não sei, imagino que dê e você resolva não usar. Direito seu, mas vou explicar uma coisa que demorei um tempinho para aprender e teria facilitado muito minha vida de criança.
Quando alguém não faz o que você deseja antes de resolver ignorar as boas maneiras pense um pouco e veja, você continua precisando do favor da pessoa? Em um futuro próximo ou distante precisará do favor dessa pessoa?
Se respondeu sim a alguma dessas perguntas, mude completamente a técnica e agrade a pessoa, seja educado, dê um tempo para a pessoa acalmar-se e faça todo o necessário para não irritá-la a ponto de estabelecer um preconceito.
Porque, vocês me irritaram a ponto de toda vez que a bola cai aqui eu pense: Putz, lá vem aquelas crianças chatas, pedir a droga da bola e estragar meu dia, o que me causa ainda mais irritação e me deixa completamente desmotivada a entregar a bola. E não vai adiantar vocês ficarem bonzinhos agora, porque irei pensar que criançada mal intencionada só ficaram bonzinhos pra ter a droga da bola.
Isso faz com que vocês também não tenham o que querem, que é a bola. Alguém ganha com isso?

Belo discurso não? O problema é que percebi que continuo não usando isso, quando alguém não faz algo que eu quero, ou tenta me impedir de fazer ou ter algo, esqueço completamente essa dica, as boas maneiras, e faço a opção de ignorar toda a educação que ganhei em casa e deixar bem clara minha insatisfação e meu total descaso com a vontade, ou opção da pessoa. Em resumo faço questão de mostrar que não quero nem saber, vai ficar, vai ser e eu vou ter o que eu quero e como eu quero. Normalmente se conseguir realmente que assim seja, não fico satisfeita e se não conseguir fico ainda menos satisfeita. Eu ganhei alguma coisa? Sim uma pessoa que sempre que me vir pensará: Putz, lá vem a menina chata. E que ficará completamente desmotivada a me ajudar caso precise, aumentando esse ciclo de insatisfação.

Preciso passar a utilizar meus próprios conselhos, ou melhor preciso me importar mais com os outros. E você também precisa??????

Um comentário:

  1. Adorei a forma com que você escreve. Adorei seu blog.

    Continue alimentando ele com suas idéias. Gostei muito! Grande beijo. Jaque

    ResponderExcluir